Triunfo | Os 19 anos das Anitas de São Jerônimo

Na manhã do sábado (26/5), 19 integrantes do Departamento das Guardiãs de Anita, do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna (SC), foram recepcionadas em Triunfo. O grupo veio ao Rio Grande do Sul a convite do Núcleo São Jerônimo do Instituto Anita Garibaldi, para participar da grande festa comemorativa do núcleo jeronimense, que completou 19 anos de atividade. 

No começo da manhã, as integrantes do Departamento das Guardiãs de Anita, bem como 18 integrantes do Instituto Anita Garibaldi de São Jerônimo, atravessaram o bote para Triunfo. Recepcionado na Secretaria de Turismo e Cultura, o grupo participou de um passeio guiado pelo acervo do Museu Farroupilha, pelo Império, onde foi servido um café da manhã, e pela Igreja Matriz Bom Jesus do Triunfo.

Na Praça Bento Gonçalves, as Anitas foram recebidas e saudadas por autoridades e pela comunidade local. O prefeito municipal, Valdair Gabriel Kuhn, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Luiz Carlos Bonatto, demais secretários e servidores deram as boas-vindas às visitantes, lideradas pela coordenadora do Instituto Anita Garibaldi de São Jerônimo, Denise Lago, e pela diretora do Departamento das Guardiãs de Anita, Ivete Scopel. “Temos muito orgulho de nossa história, da história da Revolução Farroupilha, e estamos muito felizes e honrados por receber a visita do Departamento das Guardiãs de Anita e do Instituto Anita Garibaldi de São Jerônimo. Consideramos fundamental esse trabalho de valorização e preservação da nossa cultura e dos persoagens que fizeram nossa história”, declarou o prefeito municipal, Valdair Kuhn. 

IDEALIZADORA - A escritora triunfense Elma Sant’Ana, idealizadora e presidente do Instituto Anita Garibaldi, o historiador e advogado catarinense Adílcio Cadorin, e o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Léo Felipe Nunes da Silva, exaltaram a importância de Triunfo e de Laguna na história dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do país, destacando também a grande relevância do trabalho realizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi. Na ocasião, os presentes prestigiaram apresentações artísticas do Piquete Aldeia Farrapa, do grupo de danças gauchescas da Instituição Lírio dos Vales e dos gaiteiros Geovane Borba e Jones Carvalho.