Triunfo | Escola Serafim Ávila “Amor e preocupação com o futuro”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafim Ávila do município de Triunfo foi fundada em 02 de maio de 1974, junto à comunidade do Barreto, em 1978 foi transferida para a beira da estrada entre a Cruz das Almas e a Ponte Seca. E finalmente, em 1986, a escola recebeu o novo prédio, onde funciona até hoje, junto à comunidade da Vila da Creche. Atualmente conta com 59 profissionais em seu quadro e 309 alunos.

No ano de 2018, a escola trouxe o Projeto Norteador “Serafim é Amor”, que busca abrir as portas da escola à participação das famílias, com uma maior aproximação e integração entre todos, buscando proporcionar o melhor ambiente possível para os seus alunos. Ao entrar no colégio, é perceptível esse objetivo, são vários locais acolhedores e confortáveis para os alunos lerem, conversarem, estudarem e se reunirem. Projetos de literatura também tem uma grande força por lá, logo na entrada do colégio tem a “Árvore do bem querer”, que faz parte do projeto “Lendo para um futuro promissor”, e nessa árvore os alunos colocaram escrito o que eles queriam de bom para eles, e em cima disso foi trabalhado a questão da empatia, o que quero de bom pra mim, tenho que querer para o outro. E por toda a escola, nas paredes, nas escadas, encontramos poesias e palavras para trabalhar sempre essa questão da leitura.

 

Mas outro grande projeto está sendo desenvolvido lá também, chamado “Não há futuro sem sustentabilidade”, com ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Este é globalizado em todas as turmas da escola e tem como finalidade tornar a questão ambiental parte do currículo pedagógico, buscando mudanças efetivas e de impacto na comunidade escolar e local.

 

Tudo começou com um convite da empresa ARLANXEO, que possui um de seus escritórios no Brasil no Polo Petroquímico em Triunfo. A empresa tem como negócio principal o desenvolvimento, fabricação e comercialização de borracha sintética de alto desempenho para uso na indústria automotiva e de pneus, indústria de construção e indústrias de petróleo e gás, e também organiza o Prêmio Ciclo Verde ARLANXEO, que tem como objetivo oferecer suporte técnico e financeiro a projetos e iniciativas nas áreas de cultura, educação e meio ambiente, o qual a Escola Serafim Ávila foi convidada a participar da edição do prêmio de 2018.

 

A elaboração do Projeto foi da Diretora da escola, Vanessa da Silva Almeida, com o apoio da Vice Diretora, Maribel Rosane de Freitas de Souza, e este foi enviado para o prêmio em julho deste ano. O projeto venceu e recebeu o prêmio de reconhecimento a nível nacional e o valor de dez mil reais em material para colocar as ideias em prática, dentro do período de um ano.

 

Na noite da última quarta-feira (19/12), foi realizado o lançamento deste projeto, que se estenderá por todo o ano de 2019, onde a parte física da escola será totalmente reestruturada. Na ocasião também teve apresentações dos alunos, e estiveram presente prestigiando este trabalho realizado pela Escola Serafim, o Prefeito Municipal de Triunfo, Valdair Gabriel Kuhn, a Primeira Dama, Ricarda Freitas Kuhn, a Secretaria de Educação, Letícia Silva, o Secretário de Obras, Rogério, o Secretário de Manutenção, Alfeu, a Engenheira do Meio Ambiente da Empresa Arlanxeo, Lara Brum, o Coordenador de Assuntos do Polo, João Ernesto, a Vereadora de Triunfo Marizete Freitas Vaz, familiares, comunidade escolar, e demais munícipes. O projeto já terá início na primeira semana de janeiro, onde o toldo da escola será trocado, será feito a reestruturação do pátio da escola e da quadra, a ampliação da pracinha, e a criação do Parquinho Ambiental com tapete sensorial.

A comunidade onde a escola está inserida carece de ações voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente, bem como, há pouco trabalho, incentivo e valorização das questões de sustentabilidade tão emergentes na atualidade. A escola enquanto promotora de novos e significativos saberes, perante a proposta de atuação do Prêmio Ciclo Verde tem a possibilidade de agir como incentivadora de ações preventivas e, principalmente, focadas em prol de mudanças no impacto ambiental. O projeto conta com 22 ações a serem executadas para trabalhar esta questão da sustentabilidade na Escola.

 

A diretora da escola destacou que um dos objetivos do projeto é integrar os alunos nestas ações, como maneira de conscientizar eles sobre a necessidade da preocupação e cuidado com o meio ambiente. O projeto em sua execução contará com o apoio da Administração Municipal do Triunfo, em nome do Prefeito Valdair Gabriel Kuhn, e da Secretária de Educação, Leticia Silva. Assim como dos professores, funcionários, alunos e familiares.

O objetivo principal a ser alcançado no final de um ano de implantação deste projeto é deixar um grande legado à Triunfo. Mas a escola também almeja ir além da mobilização apenas da comunidade, e se tornar um centro de referência de educação ambiental, assim como assegurar que este projeto continue acontecendo após o período de acompanhamento do Prêmio Ciclo Verde, garantindo que o legado continue ano após ano na escola.


A imagem pode conter 5 pessoas pessoas sorrindo pessoas em p