Triunfo | Encontro para ativação do Conselho da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Triunfo realizou um encontro para debater e viabilizar a ativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (12/07), na Câmara de Vereadores. O vice-prefeito, Orison Cezar, representou o Poder Executivo na ocasião. O servidor Valdair Albuquerque Vitorino coordenou a mesa.

Participaram do encontro representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Triunfense dos Deficientes (ASTRIDEF), do Grupo de Escoteiros Chama Farroupilha, da Fundação Cultural Qorpo-Santo, do Centro de Valorização do Idoso (CVI), do Conselho da Assistência, do Conselho do Idoso, do Conselho da Criança e do Adolescente, bem como os vereadores Adriano Costa da Silva e Márcio Pinheiro, e representantes das Secretarias de Turismo e Cultura, de Coordenação e Planejamento e Educação.

“Estamos iniciando um trabalho de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Por isso, são importantes discussões sérias e responsáveis para conseguirmos colocar em prática as políticas públicas necessárias”, enfatizou a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Rita Cunha.

Durante o encontro, foram feitos vários questionamentos acerca das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no município. Ficou claro que é preciso criar novas leis municipais, mais condizentes à atual realidade. Os representantes do Executivo e do Legislativo municipal, bem como das entidades presentes, se comprometeram a unir esforços para que seja oportunizada a realização das melhorias necessárias, com o estudo e a implantação de políticas públicas, começando pela mudança na legislação municipal.