Soldado do Corpo de Bombeiros apresenta dados de ocorrências e esclarece dúvidas sobre certificados de licenciamento

Na manhã da última terça-feira (10), recebemos em nossos estúdios o soldado Jander Marques, do Corpo de Bombeiros Militares de São Jerônimo. Na oportunidade, Jander apresentou dados de ocorrências do primeiro trimestre do ano, comentou sobre a estrutura dos Bombeiros no município e tirou dúvidas em relação aos pedidos de certificados de licenciamento.

Segundo ele, até o momento, já foram atendidas 106 ocorrências, sendo 40% acidentes, 30% incêndios, 15% salvamentos e 15% ocorrências com animais. No momento, o CBM de São Jerônimo conta com 18 militares e dois caminhões para a realização do serviço. Atualmente, a sede dos bombeiros está localizada na Rua Olavo Bilac, 309, próximo ao Expresso Vitória.

Em relação aos pedidos de certificado de licenciamento, Jander destacou os tipos diferentes para cada tipo de local. Existem três modalidades:

- Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB): Área até 200 m², com dois pavimentos, feito pela internet através de autodeclaração do proprietário. Já sendo possível a impressão e utilização do certificado.

- Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PSPCI): Segue a mesma regra do CLCB. Área até 750 m², com dois pavimentos. Porém, esta categoria apresenta risco baixo e risco médio, necessitando os considerado de risco médio, precisa de um responsável técnico.

Obs. Para saber em que categoria o empreendimento está enquadrada, o proprietário deve entrar no site do Corpo de Bombeiros e verificar na resolução técnica 5 – parte II (para CLCB) ou resolução 5 – parte III (para PSPCI).

- Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI): Área maior que 750 m², todos os riscos e qualquer número de pavimentos, terá a necessidade de ser protocolado no quartel, sendo necessário um responsável técnico. Terá de passar ainda por mais três fases: protocolo, análise e vistoria.

Na próxima terça-feira (17), receberemos em nossos estúdios, no programa Região por Dentro do Rádio, o Sargento do Corpo de Bombeiros Militares de São Jerônimo, Paulo Eduardo Moreira Farias. Sintonize na 87,5 FM e acompanhe.