São Jerônimo | Redução do quociente eleitoral pode alterar disputa por cadeira da Câmara

Na manhã da última terça-feira (10), recebemos nos estúdios da Rádio Gazeta do Jacuí, o Chefe do Cartório Eleitoral de São Jerônimo, Luciano França de Brito. Na oportunidade, Luciano apresentou os números finais do recadastramento biométrico realizado no município jeronimense. Devido à baixa de 4.300 eleitores que não realizaram o processo, o quociente eleitoral da cidade teve redução significativa.

Levando em consideração a média de abstenção da eleição municipal de 2016 (14,70%), o quociente que na última eleição foi de 1.202 votos, passaria a ser de 998 votos. Quociente é o método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras.Vale ressaltar que com as mudanças no número de eleitores até a eleição de 2020, este dado poderá ser alterado.

A 50ª Zona Eleitoral é composta por cinco municípios, dentre eles, São Jerônimo foi o 4º a passar pelo recadastramento, e apesar de ser a sede do Cartório Eleitoral, foi a cidade que apresentou a menor porcentagem de comparecimento. Em média, os municípios de Arroio dos Ratos, General Câmara e Barão do Triunfo tiveram 80% de cadastros realizados, enquanto São Jerônimo encerrou com o percentual de 76%. Charqueadas ainda não passou pelo recadastramento, estando previsto o processo para 2019.

Os eleitores que não compareceram ao Cartório no prazo estipulado, só poderão regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral após a disputa das eleições de 2018, a partir do dia 05 de novembro. Para que o eleitor não seja prejudicado e tenha problemas devido ao cancelamento do título, o Cartório emitirá neste período uma certidão provisória (válida até o dia 04 de novembro) atestando que o eleitor procurou o órgão para colocar em dia sua situação.

Os eleitores que realizaram o recadastramento terão maior facilidade na hora da identificação em sua sessão eleitoral, uma vez que não precisará mais portar os documentos impressos. O eleitor agora poderá ter seu título digital, através do aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, ‘E-Título’, disponível para smartphone ou tablet.

Alteração nos locais de Votação – Devido à queda do número de eleitores, alguns locais de votação serão substituídos. Eleitores que votavam no Clube do Comércio passarão a votar na Escola Castro Alves e os eleitores que votavam no Clube 1º de Maio, passarão a votar no Colégio Cenecista Carlos Maximiliano.