São Jerônimo | Posse do presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Região Carbonífera já tem novo presidente a partir do último sábado (21). Tomou posse às 20 horas no Parque de Exposições Januarinho Ramos, o jeronimense Adriano Dornelles, que está há 20 anos na instituição. “Chega um momento em que precisamos dar a nossa contribuição à frente da entidade, e revitalizarmos alguns setores para difundirmos a importância dos criadores de cavalo desta raça”, destacou.

Em entrevista à Rádio Gazeta do Jacuí, Adriano afirmou que entre suas propostas na gestão estão: promover um Leilão de Cobertura, com fins de angariar recursos para a entidade. O Leilão será virtual; Estabelecer um calendário com a programação para este ano e o próximo; Resgatar a Noite do Cavalo; Construir uma sede própria; Realizar eventos de provas funcionais e, em breve, trazer um técnico da Associação de Criadores do Estado para ministrar palestra sobre o desenvolvimento da raça.

Dornelles frisou ser apaixonado pela causa, e quer que além dos atuais 50 criadores da Região carbonífera, outros tomem gosto e participem das atividades que o Núcleo irá promover. “Precisamos falar da importância de laçadores da Região, que hoje montam crioulos e estão arrebanhando troféus em vários Rodeios por este Estado afora. São pessoas que moram aqui, que tem um talento natural e que precisam ser valorizados”, disse.

PARCERIA – O Núcleo está disposto a ser parceiro do Sindicato Rural para a reforma das mangueiras e outras instalações do Sindicato, no Parque de Exposições Januarinho Ramos, onde a administração deverá aportar verbas para esta finalidade. “Temos o Dr. José Alcindo Ávila, presidente do Sindicato Rural como nosso grande parceiro, e é nossa meta construirmos no Parque a nossa futura sede”, emendou. Dornelles aproveitou para fazer uma saudação a duas pessoas muito importantes para a criação do Núcleo há 20 anos atrás: Niltomar Cerone de Andrade, popular Milico e Dr. João Carlos Reich. “Claro, que temos o Jorge Sain’t Pierre, o Luís Merzinski, o próprio Dr. Roberto Spickel, atual presidente, como bravos parceiros, entre tantos outros”, finalizou.