São Jerônimo | Escola Eva Alves apresenta projeto inscrito no prêmio “Fala, Professor”

Os alunos da Escola Municipal Eva Alves, localizada no Distrito de Morrinhos, em São Jerônimo, tiveram uma semana agitada. Os estudantes estão engajados na divulgação do projeto “a morte não é o fim, o conhecimento pode salvar vidas”.

O trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2016, e que foi premiado na Mocitec em Charqueadas e Mostratec em Novo Hamburgo no ano de 2017, agora está inscrito no Prêmio “Fala, Professor”, organizado pelo empresário Otélio Drebes.

Os estudantes Marcia Leticia Machado, 14 anos, Thais Gomes Alves, 13 anos, Michele Silveira, 14 anos, Laura Martins, 13 anos, Ellen Tassoni, 16 anos e Elano Tavares do Nascimento, 13 anos, estiveram nos estúdios da Rádio Gazeta do Jacuí, acompanhados das professoras Veronica Correa e Rosangela Silveira. A visita ocorreu na quinta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. O projeto da escola trabalha na divulgação da importância da doação de órgãos. Além da emissora, eles foram até o Hospital de Caridade de São Jerônimo e participaram na quarta-feira (13), do lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo a Doação de Sangue, Órgãos, Medula e Tecidos, na Câmara de Vereadores de Charqueadas.

O grupo demonstrou grande conhecimento do tema abordado, os jovens se manifestaram, explicando as etapas do trabalho e o objetivo que querem alcançar. Segundo os estudantes, a ideia do projeto surgiu após uma tragédia na localidade que estão inseridos. “Duas mortes chocaram a comunidade e os órgãos de uma das pessoas acabaram sendo doados, salvando outras vidas”, disseram.

Conforme os jovens, os baixos índices de doações de órgãos esbarram em diversos tabus. “A falta de conhecimento e as dificuldades em aceitar a perda, principalmente”, completou a aluna Michele.

VÍDEO – Para a participação no prêmio “Fala, Professor”, os alunos criaram um vídeo para apresentar o projeto. O conteúdo está no YouTube, e os interessados podem acessar pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=kmLNceHChjw&feature=youtu.be