São Jerônimo | Ações buscam arrecadar recursos para criança com síndrome de Dandy-Walker

A jeronimense Samanta Lima Simões está divulgando ações para arrecadar recursos que serão empregados no tratamento do pequeno Matheus Henrique Marins de três anos.

Em entrevista ao Programa Região por Dentro do Rádio da Gazeta do Jacuí na manhã da quarta-feira (15) para falar do problema do menino e convidar a comunidade para participarem das ações.

Segundo Samanta, Matheus sofre com a síndrome de Dandy-Walker. “Ele está internado na UTI do Hospital de Cardiologia de Porto Alegre. Passou por diversas cirurgias no coração, sofreu dois AVC’s e necessita de diversos acompanhamentos”, disse a jeronimense.

A síndrome de Dandy-Walker é uma malformação cerebral caracterizada por hipoplasia ou agenesia do vérmis cerebelar e dilatação do quarto ventrículo, com formação cística na fossa posterior. O diagnóstico é realizado, na maioria dos casos, no período pré-natal ou na primeira infância, decorrente de anormalidades no desenvolvimento fetal ou de sinais e/ou sintomas de hidrocefalia. Raros casos assintomáticos são descritos no adulto, quase sempre diagnosticados casualmente a partir de exames de imagem. O paciente descrito neste relato foi diagnosticado com a malformação de Dandy-Walker aos 16 anos de idade após apresentar crises epilépticas convulsivas generalizadas como possível manifestação clínica da doença.

Samanta é voluntária nas ações e revela que colocou seu local de trabalho a disposição da comunidade interessada em contribuir. O Salão Samanta Lima Estúdio está localizado na Rua Osvaldo Aranha, 65, ao lado do Pague Rápido no centro de São Jerônimo. A família espera que o pequeno receba alta do hospital o mais rápido possível. Eles necessitam de uma cama hospitalar, um colchão piramidal e de fisioterapia contínua.

SOPÃO – Um sopão está sendo vendido para auxiliar nas despesas. A data para retirada é quinta-feira (16), no Bairro Quininho. Samanta adverte que além de comprar o prato, a comunidade pode contribuir doando ingredientes. O prato custa R$ 5,00. O telefone para contribuições é (51) 98050-7771.

BINGO – Um bingo está sendo organizado para o dia 27 de junho. O Clube Tiradentes de Charqueadas vai sediar o evento. A voluntária frisa  a necessidade da arrecadação de no mínimo 20 prêmios para serem ofertados na atividade.