Região | Mesários que vão atuar na eleição participam de treinamento


Mais de 800 mesários que irão atuar na eleição do dia 7 de outubro estão na fase de treinamento para o pleito. O chefe do Cartório Eleitoral da 50ª ZE, Luciano França de Britto, participou do Programa Região por Dentro do Rádio da Gazeta do Jacuí FM na manhã da quinta-feira (13) para destacar a ação.

 

A 50ª Zona Eleitoral abrange os municípios de São Jerônimo, Charqueadas, Barão do Triunfo, General Câmara e Arroio dos Ratos.

 

O treinamento consiste na preparação da seção eleitoral, orientação das normas relacionadas às eleições e atendimento ao eleitor, preenchimento das atas de votação, procedimentos acerca do manuseio das urnas eletrônicas e especialmente detalhes relacionados ao uso da identificação biométrica, que será utilizada nas eleições deste ano.

 

Luciano ainda falou sobre o aplicativo “E-título”, que tem a função do documento de identificação dos eleitores. O app pode ser utilizado por todos os eleitores que já foram identificados por biometria, sem a necessidade de apresentação de um documento de identidade com foto. A utilização do aplicativo também traz outro benefício: quem perdeu o título de eleitor, não precisa solicitar a impressão da segunda, basta baixar o aplicativo, inserir suas informações e pronto, pois o e-Título substitui o documento na hora de votar. O aplicativo mostra ao usuário informações como a zona eleitoral e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Também permite que o eleitor emita a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais.

 

ELEIÇÃO – O chefe do cartório lembrou que em 20018 o eleitor irá votar em seis candidatos, frisando a ordem que é: Deputado Federal (4 números), Deputado Estadual (5 números), Senador 1 (3 números), Senador 2 (3 números), Governador (2 números) e Presidente (2 números). “é importante que o eleitor leve a “colinha” com os números dos seus candidatos”, emendou.