O que vai funcionar na Região Carbonífera nesta sexta-feira

O que vai funcionar na Região Carbonífera nesta sexta-feira

O quarto dia de greve dos caminhoneiros trouxe impactos em todo o país nesta quinta-feira (24). Os protestos ocorrem devido aos constantes aumentos no preço do óleo Diesel. As paralisações prejudicaram diversos serviços em todo o Brasil e na Região Carbonífera. Confira o que vai funcionar em cada município.

Em Arroio dos Ratos a prefeitura decretou situação de calamidade pública. O prefeito municipal em exercício Olavo Trasel, tomou a medida em decorrência do desabastecimento de combustíveis no município. Nesta sexta-feira (25), as aulas na rede municipal de ensino, o transporte escolar e obras que necessitem do apoio de máquinas e outros serviços não essenciais estão suspensos. A medida visa economizar combustível para utilização na área da saúde. A prioridade é para ambulâncias e transportes de pacientes com necessidades de atendimento oncologicos e de hemodiálise.

Em Charqueadas, o prefeito Simon Heberle Souza, decretou ponto facultativo em razão do desabastecimento e escassez dos combustíveis. A medida suspende as aulas e o transporte escolar nas escolas municipais, mas garante os serviços de recolhimento de lixo urbano. O decreto pode ser prorrogado caso a greve permaneça.

Na ASES educacional: Durante o dia haverá aula normal. Já à noite, no curso Técnico, aulas suspensas. Na rede cenecista, Carolino Euzébio Nunes: Aula normal na parte da manhã. Persistindo a situação da greve e do desabastecimento, segunda e terça as aulas serão suspensas. No IF-Sul: Será mantida a aula. Os professores devem evitar novos conteúdos neste dia. Não deverão ser realizadas atividades avaliativas, a frequência deverá ser registrada normalmente e persistindo a situação, serão emitidas novas orientações.


Em General Câmara as aulas foram suspensas no interior do município. Segundo a coordenadora de educação, Sandra Conceição, em decorrência da falta de combustível, tendo em vista que o município é responsável pelo transporte dos estudantes. Na EMEI Norberto Azambuja, a aula acontecerá normalmente.

Em São Jerônimo, o prefeito em exercício Julio Cesar Prates Cunha “Julião” também decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Segundo o gestor, a prioridade do município é atender a área da saúde. As aulas e o transporte para as escolas municipais estão suspensas, assim como obras que necessitem de atuação de maquinas. Na escola cenecista Carlos Maximiliano a aula será normal. Persistindo a situação da greve e do desabastecimento, segunda e terça as aulas serão suspensas.

Na cidade de Butiá, o prefeito Daniel Almeida decretou ponto nas seguintes secretarias municipais: Administração, Fazenda, Agricultura, Assistência Social, Obras, Desenvolvimento, Saúde e Educação. A exceção é para os serviços de pronto atendimento e remoções. Na secretaria de Educação e nas escolas municipais não haverá atividades, sendo que a compensação será feita durante o ano, a fim de cumprir o calendário escolar 2018. Além disso, as empresas Planalto Transporte e Expresso Vitória notificaram que não será possível realizar o transporte de passageiros, prejudicando assim os servidores que necessitam se deslocar até o município.

Em Triunfo as aulas foram suspensas pela secretaria de educação, com recuperação do dia letivo em outra oportunidade.

Em Minas do Leão, o prefeito Miguel Almeida garantiu que as atividades serão mantidas normalmente.

TRANSPORTES – A empresa Expresso Vitória de Transportes precisou realizar alterações na tabela horária para a sexta-feira (25) e demais dias subsequentes, com possíveis alterações posteriores, se necessário.

Charqueadas x POA - HORÁRIOS DISPONÍVEIS: 05h45, 06h, 06h30, 06h31, 06h45, 06h46, 07h15, 07h30, 08h15, 12h15. CANCELADOS: 08h45, 09h30, 10h45, 13h30, 16h, 17h.

POA x Charqueadas: DISPONÍVEIS: 17h, 17h45, 18h10, 18h30, 19h10. CANCELADOS: 06h30, 08h, 11h, 13h, 15h30.

As linhas São Jerônimo x POA e POA x São Jerônimo não sofreram alterações.

No trecho General Câmara x Poa apenas o horário das 12h45 foi cancelado. No sentido POA x General Câmara, o único cancelamento é na linha das 9h. De Santo Amaro x POA e POA x Santo Amaro não houve alteração. Na linha Passo do Sobrado x POA e POA x Passo do Sobrado, horário normais. No trecho Barreto x POA e POA x Barreto, rota normal. Os trechos SJ x Guaíba e Guaíba x SJ não sofreram alterações.

Na linha de Charqueadas com destino a Arroio dos Ratos apenas o horário das 11h30 foi cancelado e no sentido Arroio dos Ratos x Charqueadas foi cancelado o horários das 8h45.
Do Porto do Conde a Charqueadas, o ônibus das 06h50 foi mantido e os horários 12h15 e 12h30 cancelados. No trecho Charqueadas x Porto do Conde foi mantido o horário das 16h45 e cancelado os horários de 11h e 11h30.

No trecho Minas do Leão a Charqueadas, foi cancelado o horário das 11h45 e das 14h. No sentido Charqueadas x M.Leão, foram cancelados os horários 9h30 e 11h.

Na linha circular Bandeira Branca x Charqueadas, foram cancelados os horários: 09h15, 11h40, 14h, 17h15 (via São Miguel), e 18h. No trecho Charqueadas x Bandeira Branca os cancelamentos foram nos horários 08h45, 10h30 e 12h05.