Minas do Leão | Oficina de currículo reúne no CRAS

Cerca de 50 jovens da rede pública de ensino de Minas do Leão participaram de uma oficina de currículo na última semana, no CRAS. A atividade integra a programação de 2018 do Acessuas Trabalho, Programa de Promoção de Acesso ao Mundo de Trabalho que está sendo conduzido pela prefeitura desde o ano passado.

A diretora técnica de Assistência Social do município, Kellen Ambos, passou orientações gerais aos estudantes para a produção do primeiro currículo, detalhando quais são as informações mais importantes, os cuidados básicos e as principais exigências das empresas na avaliação da carta de apresentação. Ela contou com o apoio do administrador do CRAS, Leandro Vargas, e da orientadora social Silvia Jardim.
"Nessa idade e sem a devida preparação para o ingresso no mundo de trabalho até então, muitos desses jovens não sabiam nem por onde começar. Pode ser uma ação simples, mas é muito importante na construção de um perfil profissional, principalmente para aqueles que ainda não têm experiência", avalia Kellen.

Segundo ela, o engajamento do público nas atividades do Acessuas tem sido muito positivo. Desde que o cronograma foi apresentado, em abril, a equipe responsável pela condução do programa tem se esforçado para trazer ao município parceiros que possam ajudar os participantes a ter melhores condições para buscar uma vaga de emprego ou qualificação.

Dia 11 de maio, o município recebeu a 13ª Feira de Oportunidades do Senac, onde profissionais apresentaram as opções de ensino à distância (EAD) da instituição em diversas área, como comércio, gastronomia, informática, moda e saúde. Menos de uma semana depois, a prefeitura trouxe ao município o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), para a realização de um cadastro para encaminhamento de estágios.
“São ações integradas que pretendem trazer mais prosperidade a toda a comunidade. Estamos criando as condições para que não apenas os jovens, mas famílias inteiras em situação de vulnerabilidade, possam lutar por melhores oportunidades. O trabalho é o caminho para o crescimento, para um futuro melhor”, avalia o prefeito Miguel Almeida.

Cronograma Acessuas

Desde agosto do ano passado, a secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Minas do Leão tem mapeado as demandas nos bairros para desenvolver atividades focadas nas maiores necessidades da comunidade. A partir do relatório das visitas, foi desenvolvido um plano de trabalho, apresentado e aprovado pelo prefeito e demais gestores vinculados à área.
Confira as próximas atividades:

JULHO
Dia 18 - Palestra com orientações gerais para uma entrevista de emprego – Como funcionam, cuidados com vestuário e higiene pessoal, postura, erros comuns etc.

AGOSTO
Dia 15 - Palestra sobre dinâmicas de grupos e relacionamento interpessoal

SETEMBRO
Dia 12 - Teste e orientação vocacional

OUTUBRO
Dia 17 - Encaminhamento para confecção de identidade e CPF

NOVEMBRO
Dia 14 - Encaminhamento para confecção de carteira de trabalho

DEZEMBRO
Dia 12 - Feira de profissões, com oficinas de inclusão produtiva
Dia 19 - Encerramento