Minas do Leão | Escola do município está entre as que mais avançaram conforme Ideb

Os dados de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na segunda-feira (03), identificam as escolas públicas que mais melhoraram em relação a si mesmas ao longo do tempo. Minas do Leão está entre os municípios com evoluções mais significativas, junto a Santa Maria e Igrejinha. O município alcançou o destaque com a Escola Ricardo Porto, que em 2007 apresentava índice de 2,2 e chegou aos 5,4 na avaliação de 2017. A escala vai de zero a 10.  Em 2009 o índice foi de 3,0, 2011: 2,9, 2013: 3,9 e 2015: 5,0.

O prefeito Miguel Almeida, participou do Programa Região por Dentro do Rádio na manhã da terça-feira (04) e destacou o feito. O gestor fez uma linha do tempo, relembrando os investimentos que modificaram a realidade da escola.  Ele foi prefeito entre 2005 e 2012, fez a sucessora Silvia Lasek que administrou entre 2012 e 2016 e retornou em 2017. “Em 2007 era um número vergonhoso. A escola tinha um prédio singelo, com graves problemas estruturais”, emendou.

Segundo Miguel, o primeiro passo foi uma reforma, depois uma ampliação que praticamente dobrou a escola. Os passos seguintes foram a implantação da 8ª série, construção da quadra de esportes e posteriormente a cobertura do espaço esportivo. “Acreditamos que o ambiente de trabalho é muito importante para o resultado da educação do aluno”, disse o prefeito.

“É importante salientar que a escola está inserida em um local de grande vulnerabilidade do município, abrangendo as áreas dos bairros São José e Recreio”, frisou Miguel.

Outro fator determinante para a obtenção do resultado foi a implantação do projeto “contra-turno”. Conforme o prefeito, no turno inverso das aulas, os alunos participam de diversas oficinas como aulas de música, Muay Thai, Capoeira, Futebol e Futsal.