General Câmara | Inaugurada Rota Turística “Caminho Açoriano” em Santo Amaro do Sul

General Câmara inaugurou na manhã de sábado (08) a Rota Turística Caminho Açoriano no Distrito Histórico de Santo Amaro do Sul.

O projeto da administração municipal tem como objetivo, a promoção do desenvolvimento local e regional por meio do turismo. Na solenidade, 17 pontos foram apresentados a comunidade, sendo 14 destes, tombados pelo Instituto de patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 O Centro de Atendimento ao Turista – CAT foi o local da cerimônia e que vai funcionar como ponto de referência aos visitantes. Na Praça Central, o público assistiu a apresentações das escolas Norberto Fagundes Ribeiro e Padre Ely, com temáticas direcionadas aos açorianos e tiraram muitas fotos no Forte em homenagem a Imigração Açoriana.

O prefeito Helton Barreto e o vice, Geraldo Dias, recepcionaram as autoridades que prestigiaram o evento, como o prefeito de Triunfo, Valdair Kuhn “Belo”, o prefeito de Butiá, Daniel Almeida, o vice-prefeito de São Jerônimo, Julio Cunha “Julião”, o representante do Instituto Cultural Português, Antonio Soares, o Comandante da Brigada Militar, Sargento Barreto e os vereadores camarenses, Nando Franken, Gerri Adriani, Ismael Lima, João Rodrigues, Júlio Selbach e Selomar Santos.

Em sua manifestação, o prefeito Helton Barreto ressaltou a importância histórica do Distrito e vibrou com a concretização do projeto. Disse que foram muitas reuniões com os moradores e comerciantes e que todos estão empolgadíssimos com a Rota Açoriana. Revelou ainda, que no primeiro momento serão criados dez empregos diretos, além do fomento aos comerciantes e a rede hoteleira. O gestor disse que todas as escolas do Estado estão recebendo o material da Rota Turística e que algumas já agendaram datas para excursões.

TURISTAS – Edemar Parizzi, 70 anos e Noemi Parizzi, 59 anos, são moradores de Arroio dos Ratos que estavam prestigiando a inauguração da Rota Turística. Segundo eles, a Igreja Matriz, os prédios antigos e o saboroso peixe servido em um dos restaurantes de Santo Amaro foram as atrações que os levaram ao Distrito Histórico. O casal revelou ainda que sempre que tem oportunidade convidam novas pessoas para conhecer o local.

Anderson Paz, presidente do Moto Grupo Espíritos ao Vento, de General Câmara estava no evento acompanhado de mais motociclistas. Para ele, motociclismo e turismo caminham lado a lado. “Uma coisa está interligada na outra. Nós vamos a outros municípios conhecer os pontos turísticos e recebemos a visita de outros motogrupos em General Câmara, é importante poder apresentar para eles uma rota organizada”, emendou.

COMÉRCIO – Laides da Silva Vieira, funcionária do Mercado Figueira, localizado nas proximidades da Praça Central, comemorou a implantação da Rota Turística. Segundo ela, muitas pessoas de outros municípios passam por ali e agora, a expectativa é que o numero aumente.