Charqueadas | Traficante é preso em desdobramento da Operação Teixeirinha

A Polícia Civil de Charqueadas realizou mais uma prisão com objetivo de desarticular quadrilha responsável pelo tráfico de entorpecentes na Região Carbonífera.

Na tarde de segunda-feira (06), os policiais civis cumpriram mandado de prisão preventiva de um homem identificado pelas iniciais “R.S.G”.  Segundo o Delegado Marco Schalmes o acusado é morador da cidade de Guaíba e no ano de 2016 foi investigado e indiciado por traficar drogas associado a membros de uma família da cidade de Charqueadas. O grupo criminoso foi alvo da Operação Teixeirinha, que em duas etapas resultou em 13 prisões no ano de 2016.

No inquérito policial ficou demonstrado que o acusado era o elo da família para aquisição de maconha na cidade de Guaíba e posterior traficância nas ruas de Charqueadas. Após os procedimentos de praxe o preso foi encaminhado ao sistema prisional.

RELEMBRE AS OPERAÇÕES:

TEIXEIRINHA I: Uma grande ação policial mobilizou a Polícia Civil e a Brigada Militar no dia 3 de junho de 2016 na Região Carbonífera. Três homens foram presos em Eldorado do Sul, e as autoridades realizaram ainda a apreensão de 1.600kg de maconha, uma balança de precisão e um automóvel. Os presos na ocasião foram: Edgar Luis Rodrigues Pereira “Teixeira”, Jean de Souza Pereira e Giovani Nogueira Pereira. A ação contou com participação de 13 policiais Civis e dez policiais Militares e foi comandada pelos delegados Marco Aurélio Schalmes e Wagner Dalcin. Um cão farejador também foi utilizado nos trabalhos. A primeira etapa da Operação Teixeirinha envolveu as delegacias de Polícia Civil de Charqueadas, São Jerônimo e Canoas e o 28° Batalhão de Polícia Militar de Charqueadas. Segundo revelou a investigação, o bando possuía ligação com apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas – PASC e ramificações por toda a região. Na operação, os policiais encontraram ainda, uma estufa utilizada para o armazenamento e conservação de droga. Os alvos desta etapa da operação foram sentenciados pela 1ª Vara Judicial da Comarca de Charqueadas. Jean e Edegar foram condenados a uma pena de nove anos e seis meses de detenção e Giovane a oito anos e seis meses de prisão pela prática dos crimes de trafico de drogas e associação ao trafico.

TEIXEIRINHA II: Na segunda etapa da Operação, realizada no dia 23 de setembro, as autoridades realizaram dez prisões nos municípios de Charqueadas, São Jerônimo e Arroio dos Ratos. Foram presos nove homens e uma mulher.  A ação policial comandada pelo delegado Schalmes contou com a participação de 48 policias, sendo 24 civis e 24 militares. Na ação, uma grande quantidade de droga, arma de fogo e balança de precisão foram apreendidos. Os alvos desta etapa da operação foram condenados a penas que variam de cinco anos e seis meses à dez anos de reclusão.

Segundo o Delegado Schalmes as condenações confirmam o excelente trabalho desempenhado pela Delegacia de Polícia de Charqueadas na fase policial.