Charqueadas | BM e Bombeiros Voluntários realizam parto dentro de veículo

 

Quatro policiais militares do 28° Batalhão de Polícia Militar, quatro bombeiros voluntários e um ciclista realizaram um parto de emergência na manhã do domingo (02) em Charqueadas. O fato atípico ocorreu após a Guarnição de Serviço da BM ser acionada aproximadamente às 11h25, através da Sala de Operações. O telefonema dava conta que uma gestante, identificada como Maria da Graça Nunes Pereira, de 36 anos, estava em trabalho de parto, no interior de um veículo, estacionado na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades do Parque Adhemar de Faria – Parcão.

 

O trabalho de parto foi rápido, entre três e quatro minutos, segundo informações do Sargento Avenor, que concedeu entrevista ao Grupo Gazeta de Comunicação na tarde da terça-feira (04), na sede do 28° BPM. Maria da Graça é moradora de Canoas e estava em Charqueadas para visitar parentes. O bebê foi batizado de Alisson e nasceu com 2.60 quilos e 46 centímetros. Mãe e filho tiveram alta do hospital na segunda-feira (03).

 

Participaram do trabalho, o Sargento Avenor, a Soldada Aline Flores os Soldados Barros e Everton da Brigada Militar e os bombeiros voluntários Jeverton Verdum, Maurício Naatz, Rafael Souza e Lucas Santos. O grupo ainda contou com o auxílio do ciclista José Paranhos que viaja pelo país de bicicleta e estava de passagem pelo município.

 

Segundo o Sargento Avenor, em 29 anos de Brigada Militar ele nunca havia participado de um parto. “Já atendi ocorrências de mulheres que estavam em trabalho de parto, mas sempre conseguimos chegar até o hospital”, emendou. O militar relatou a ação: “No início a mãe estava nervosa, mas foi acalmando enquanto conversava com a Soldada Aline. Deu tudo certo no procedimento e rapidamente ela e o bebê foram encaminhados para o hospital de São Jerônimo”, concluiu.