Charqueadas | Alunos da Horácio Prates conquistam Prêmio Fala do Poder Judiciário

O auditório do Palácio da Justiça foi palco nesta quinta-feira (06), da cerimônia de premiação da 10ª edição do Prêmio FALA (Formando Adolescentes na Luta Antiviolência), destinado a alunos de escolas públicas e privadas. Neste ano, com o tema “Se tá na internet é verdade?”.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Horácio Prates de Charqueadas teve dois alunos premiados. Os alunos vencedores foram Évelyn de Lima Ribeiro (7º ano) na categoria Literatura e João Pedro Pereira da Cruz (7º ano) na categoria Audiovisual. A professora Susane Nunes foi a responsável por orientar os alunos nos projetos. A diretora da escola, Lisângela Lacerda acompanhou a premiação.

Na cerimônia foi efetuada a doação de um microcomputador PC para o trabalho vencedor de cada área de expressão por faixa de escolaridade e de um microcomputador PC para a escola de origem do trabalho vencedor, totalizando a distribuição de 16 equipamentos. Os ganhadores receberam um computador cada um e a escola recebeu dois computadores.

O tema “Se tá na internet é verdade?” teve como objetivo proporcionar a reflexão sobre o papel de cada um em identificar boatos divulgados na internet e sobre as consequências da reprodução e dos compartilhamentos de informações, falas e julgamentos antecipados. Além disso, os alunos deveriam analisar a discussão sobre a origem de conflitos e da violência no seio da comunidade, buscando alternativas para a solução. O prêmio abordou as áreas de: artes plásticas, literatura, música e audiovisual.

O prêmio FALA 2018 é uma iniciativa do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul e da Corregedoria-Geral da Justiça, fazendo parte de ação cultural e pedagógica voltada a difundir práticas e conceitos relativos aos direitos da cidadania. Dentre eles, os relacionados na lei nº 8.069/90 (Estatuto da criança e do adolescente), e na lei nº 11.340/06, que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A imagem pode conter 2 pessoas pessoas sorrindo pessoas em p
A imagem pode conter 4 pessoas pessoas sorrindo